quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Sinop

É um município brasileiro do estado do Mato Grosso. Sendo a quarta maior cidade deste estado, sua população em 2014 é estimada em 126 817 habitantes, o que coloca Sinop em 224º lugar no Brasil, 114º lugar entre os municípios interioranos e 4º lugar no estado. Possui uma área de 3.194,339 km². É conhecida como a Capital do Nortão, sendo atualmente polo de referência em todo o norte mato-grossense.
Sua denominação deriva-se do acrônimo de Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, nome da empresa responsável pela colonização do norte de Mato Grosso por agricu
ltores do norte do Paraná.






Colonização e povoamento

O processo que ocupou a área na qual atualmente se localiza a capital do município de Sinop, se iniciou em 1972, na época da aquisição de outros cidadãos pela Colonizadora Sinop S.A. em mais de 500 mil hectares de solo fértil, que situam-se numa distância de 500 km de Cuiabá na BR-163 (Cuiabá-Santarém), quando foi criada a Gleba Celeste.

Inicialmente, as primeiras
 ruas de Sinop foram abertas em maio de 1972 e por pouco tempo ocorreu a chegada das primeiras famílias de pioneiros à cidade. Quando o projeto foi implantado e executado por Roberto Brandão, este trabalhando com 400 homens e máquinas, foi atravessado, de início, o rio Verde, sendo abertas as primeiras picadas na selva, para a plantação de quatro cidades (Sinop, Vera,Santa Carmem e Cláudia), 1.400 quilômetros de estradas vicinais, campos experimentais, centros comunitários, escolas, infra-estrutura de apoio para oferecer atendimento aos novos tipos de habitantes, brasileiros da totalidade das regiões do País que, num fenomenal processo explosivo da população, afluíram para vivenciar as dificuldades enfrentadas que os impediam de ocupar a Amazônia mato-grossense; e a "mística do Nortão" foi forjada pelos compatriotas.
À época, o tempo de demora do viajante entre o interior do Paraná e Sinop era de 7 dias. Porém, embora seja um caminho muito difícil, crescia a migração direcionada para Oeste, pela qual era acompanhada a fronteira agrícola que adentrava o Norte de Mato Grosso. E não seria possível resultar em outra coisa: no dia em que foi fundada, em 14 de setembro de 1974, a cidade de Sinop era, de verdade, um canteiro de obras, com aproximadamente 20 quadras.

Formação administrativa e história recente

Tudo foi feito com grande rapidez. Numa época anterior a dois anos após, no dia 24 de julho de 1976, a Lei 3.754/76 foi assinada pelo então governador José Garcia Neto, declarando Sinop elevada à categoria de distrito municipal de Chapada dos Guimarães. Não foram passados quatro anos e, em 17 de dezembro de 1979, a Lei 4.156/79 foi assinada pelo governador Frederico Campos, declarando Sinop elevada à categoria de município.
Atualmente, o crescimento de Sinop não encontra-se descontinuado. Em 1974, ninguém teria capacidade de imaginação que, numa época anterior a três décadas após, a estimativa da população é de aproximadamente 100 mil habitantes naquele lugar — uma cidade que hoje é pólo de referência na totalidade do Norte de Mato Grosso, no que concerne à saúde, à educação, à indústria, ao comércio, ao lazer e a demais áreas.  

Geografia

Sinop está localizada no noroeste da região Centro-Oeste do Brasil, no Norte Mato-grossense, na Microrregião de Sinop. Localiza-se na latitude de 11º50’53” Sul e longitude de 55°38’57” Oeste. Dados geográficos de Sinop:
  • Formação Geológica: coberturas não-dobradas do Fanerozoico e Bacia Quaternária do Alto Xingu
  • Relevo e altitude: Planalto Residual Norte de Mato Grosso e Planalto do Parecis. Altitude de 384 metros acima do nível do mar.
  • Hidrografia: Bacia Hidrográfica do Amazonas. Rio Teles Pires, importante afluente do Rio Tapajós.
  • Clima e pluviosidade: equatorial, com cerca de seis meses de seca e precipitação anual de 2.500 mm. Temperatura média anual de 24°C (entre 40 °C e a mínima abaixo de 20 °C).
  • Área: 3.194,339 km² e urbana de 17 km².

Infraestrutura

Saúde

O município possui três hospitais e um pronto atendimento. Na cidade está instalado a única Ala de Oncologia da região norte do Estado, com vinte leitos.

Segurança Pública

Sistema de ensino

Sinop conta com mais de 27.000 estudantes matriculados nas escolas públicas e privadas segundo o IBGE em 2009. Em Sinop existem diversas escolas de ensino básico e médio. O município é também conhecido por ser uma cidade universitária, pois possui diversas instituições de ensino superior, tais como:
  • Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
  • Universidade de Cuiabá - UNIC.
  • Faculdades de Sinop - FASIPE.
A cidade tem 24 escolas que atendem o ensino infantil
  • 12 escolas públicas municipais
  • 12 escolas privadas
Mais de 40 que atende o ensino fundamental
  • 11 escolas públicas estaduais
  • 21 escolas públicas municipais
  • 9 escolas privadas
E 13 escolas para o ensino médio
  • 7 escolas públicas estaduais
  • 6 escolas privadas
Existem na cidade várias escolas de ensino de línguas estrangeiras, sendo algumas dessas: CNA, Fisk e Wizard.
Comunicações
A cidade possui os principais operadores de telefonia, móvel e fixa; onze provedores de internet banda larga; quatro emissoras de rádio; oito canais abertos de televisão.
Emissoras de rádio AM:
Rádio MAIS AM - 550 KHz
Rádio Celeste AM - 610 KHz
Emissoras de rádio FM:
Hits FM - 87,9 MHz
Meridional FM - 98,9 MHz
Emissoras e retransmissoras de TV:
  • GenteTV (RedeTV) - canal 02
  • TV Cidade (SBT) - canal 04 (48 digital)
  • TV Centro América (Rede Globo) - canal 05 (31 Digital)
  • TV Capital (Sinop) (Rede Record) - canal 08
  • TV MAIS (TV Cultura) - canal 13
  • Rede Vida - canal 15 (43 Digital)
  • TV Nazaré - canal 17
  • TV Cidade Verde (Band) - canal 28

Transportes


Por via terrestre o acesso ao município é feito principalmente pela rodovia
 BR-163, que no perímetro urbano está duplicada.Por via aérea o acesso ao município é realizado pelo Aeroporto de Sinop vindo principalmente das cidades de Cuiabá, Campinas e Brasília. O aeroporto está localizado a 13,4 km do centro da cidade, e conta com balizamento noturno desde maio de 2008; tendo uma pista com 1.630 metros de extensão e 30 metros de largura. Atualmente, duas empresas atuam na prestação de serviços de voos regulares: Passaredo Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas.
Em Sinop não há transporte por ferrovia e nem por hidrovia.
Oito empresas fazem o transporte intermunicipal e uma atua no transporte coletivo urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário